Não é mais slogan, sustentabilidade precisa ser cultura!

Simalube

São inúmeras empresas de diferentes setores que estão trabalhando fortemente a questão da sustentabilidade, seja em garrafas retornáveis, calçados que são recolhidos após o uso e reaproveitados em solados de novos modelos, óculos escuros e de grau confeccionados de resíduos retirados dos rios e mares e muitas outras opções.

Tudo isso é muito importante nos dias atuais, afinal é preciso pensar no futuro e agir de forma consciente para garantir dias melhores as novas gerações.


O mercado vem se reinventando para atender as necessidades do meio ambiente e seus recursos naturais que são finitos, porém ainda é preciso muito trabalho pela frente para que as novas formas de economia ganhem destaque e tornem-se habituais.

Sustentabilidade e economia

30% de economia com Simalube
30% de economia com Simalube

Quando falamos em novas economias podemos citar a economia circular que gira em torno de reaproveitamento de materiais, sucintamente falando, ou da economia colaborativa onde pequenas empresas com atuações similares reúnem forças para ganho de competitividade.

Independente do modelo de atuação deve ser premissa o cuidado com o meio ambiente com ações imediatas de preservação e reparação.


Uma coisa não podemos negar, para as empresas já consolidadas no mercado e principalmente as de grande porte, é mais complexa a implementação de uma cultura voltada ao sustentável, caso ainda não exista – complexa sim, impossível não. O ideal é que exista um bom planejamento e que ações menos onerosas e mais simples sejam inseridas de forma gradual e constante, considerando que todo o pessoal deve ser envolvido.


Colaboradores podem aderir ao uso de garrafinhas para tomar água, reduzindo a quantidade de copos plásticos descartados, os lixos dos escritórios, pátios, refeitórios e outros podem ser depositados em latões específicos, as águas das chuvas podem ser reutilizadas para irrigações de jardins e as águas provenientes de limpezas podem ser reaproveitadas para descargas em sanitários, entre outras ações.

Sustentabilidade e a manutenção industrial

Se pensarmos em cada setor de uma indústria quando chegamos a manutenção industrial a primeira impressão é a de que não há como colaborar para essa onda sustentável, no entanto é possível sim e ainda bem.

Vamos à algumas dicas sustentáveis para a equipe de manutenção industrial:

  • Utilizar tambores de descartes de resíduos de acordo com os tipos de materiais: papelão, madeiras, plásticos e outros;
  • As lâmpadas queimadas devem ser colocadas em recipientes próprios, e posteriormente entregue a empresas certificadas e aprovadas para o descarte correto, o mesmo vale para pilhas ou baterias;
  • Correias, correntes, lonas, cortinas de acetato, mangueiras e demais resíduos retirados após manutenções precisam de reutilização quando possível ou descarte correto com empresas também certificadas;
  • Tintas, vernizes, lubrificantes, resinas, aditivos e demais produtos, preferencialmente devem ser a base de água quando aplicável, minerais e sem componentes químicos altamente perigosos.

Inclusive a respeito de lubrificantes há uma opção muito recomendada quando a questão é sustentabilidade: lubrificadores automáticos.

simalubes
Simalubes

Veja bem, além de serem constituídos de produtos sem substâncias tóxicas eles podem ser reutilizados em até 03 vezes (envasados). Mas, as vantagens desses dispositivos vão além, pois os mesmos oferecem uma lubrificação continua e uniforme uma vez que não precisa de intervenção humana, assim como a possibilidade de acompanhar o nível de lubrificante nos dispositivos que são transparentes, ou seja, facilidade na rotina da manutenção.

E se o local para lubrificação for de difícil acesso o lubrificador automático também resolve, incluindo as possibilidades de instalações em diferentes posições e ambientes desde os frios até os quentes, dos secos até os molhados, e tudo isso sem os vazamentos provenientes das lubrificações tradicionais.


Logo, podemos concluir que a manutenção industrial também pode e deve colaborar para a cultura da sustentabilidade, e ainda por cima com grandes vantagens já que existem produtos que são verdadeiros aliados das gestões de sucesso.


Não é mais slogan, sustentabilidade precisa ser cultura.

Consulte-nos, a Solutec está a seu serviço!

Nossa equipe está pronta para prestar um atendimento de excelência!

WhatsApp:   (19) 99783 8567 

Nossos Endereços:

Av. Abdo Najar, 1065 – Vila Galo, Americana – SP, 13466-390

Rua Álvaro Catão, 455 – Edif. Vitorio Olivo – Operária Nova, Criciúma – SC – 88.809-050

Av. Ortízio Borges, 2360 – Sala 01 – Santa Mônica, Uberlândia – MG, 38408-263

Solutec
Solutec
A SoluTec Industrial nasceu no intuito de oferecer à Industria uma opção diferente de fornecimento de produtos de Transmissão de Potência, Equipamentos para Transporte de Materiais a Granel, Ferramentas de mão de uso industrial, Motores, Motoredutores e Vedações Rotativas.
Enviar mensagem
Precisando de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?