Desenvolvimento de novas tecnologias com base em amplas experiências em tecnologia de Contra Recuo da Tsubaki

Ideal para um ambiente severo

1 – Mecanismo de vedação de labirinto especial para ambiente com muita poeira

Labirinto flexível que bloqueia poeira e água em condições severas.

(Operações com cimento e mineração).

2 – Vedação a óleo com lábio duplo especial e graxa multitemperatura para uma ampla faixa de temperatura

Variação de temperatura ambiente:

-40 °C a +65 °C (-40 °F a +149 °F)

Projeto mais compacto

3 – A largura mais estreita com estrutura de viga I facilita  instalação, adequando-se ao layout atual do cliente

-Não é necessário modificar o layout atual ao substituir o CONTRA RECUOS.

-O transportador de correia com o novo sistema também se beneficia pela economia de espaço e redução d o tempo de instalação.

Mecanismo CONTRA RECUOS inteligente

4- Cames sem rolagem

-O design original do came da TSUBAKI pode suportar um torque contra recuos superior, além de um torque maior por área plana.

5 – Came e gaiola de roletes para vida mais longa em rotação livre

-O movimento do came e da gaiola de roletes em baixa velocidade transporta graxa continuamente desde a parte inferior até a superior.

-Condição ideal de lubrificação

– Redução no desgaste dos cames

6 – Facilidade na Montagem 

Alta velocidade e tamanho reduzido

O CONTRA RECUO da série BS-F da TSUBAKI, com o novo design melhorado, atende a tendência de transportadores inclinados de alta velocidade, bem como a redução na largura.

Facilidade na troca do CONTRA RECUO atual.

Variedade de opções que satisfazem as demandas dos cliente

Tampa de segurança                                                            Lubrificação

       Evita ferimentos físicos em operações                                       Facilidade na manutenção              

             bem como poeira e água do exterior                           Monitoramento do nível e condição do óleo

Acessórios de montagem da embreagem

Arranjo de montagem

Arranjos de montagem do CONTRA RECUOS

A prevenção de rotação em sentido inverso em sistemas de transporte inclinado ou vertical é uma das aplicações mais comuns dos CONTRA RECUOS.

Existem muitas configurações de sistemas de transporte que utilizam CONTRA RECUOS.

Este artigo apresenta os tipos mais comuns e fornece exemplos e cálculos necessários para dimensionar adequadamente o CONTRA RECUO, a fim de maximizar o  desempenho e melhorar a segurança do sistema de transporte.

* O arranjo sugerido pode não atender aos padrões locais de design. Verifique os padrões de design do local.

Acionamentos simples e duplos

Os CONTRA RECUOS para o tipo de rotação em baixa velocidade são instalados diretamente no eixo do cabeçote estendido, conforme apresentado nas Figuras 1 e 2. A TSUBAKI recomenda a instalação simples do CONTRA RECUO para evitar o sentido inverso de rotação do eixo do cabeçote.

Acionamentos tandem

Quando o projeto do transportador requer acionamentos primário e secundário conforme apresentado na Figura 3, o CONTRA RECUO na unidade de acionamento primário mantém a carga total. O CONTRA RECUO na unidade de acionamento secundário mantém a tensão traseira da esteira. A tração da esteira é mantida em ambos os sistemas de transporte.

A TSUBAKI recomenda que um CONTRA RECUO, com capacidade de torque equivalente à soma dos motores primário e secundário, seja instalado na unidade de acionamento primária.

O CONTRA RECUO no acionamento secundário deve ser dimensionado somente a partir do motor de acionamento secundário.

* O arranjo sugerido pode não atender aos padrões locais de design , verifique os padrões de design do local.

Procedimentos de seleção por torque estático do motor

Seleção do tamanho do CONTRA RECUO

FATOR DE SERVIÇO

Por definição, é necessário um Contra Recuo para assegurar que uma carga não se mova em direção inversa.

Cuidados devem ser tomados ao calcular os requisitos de torque, baseando-se nas condições mínimas e máximas e não nas cargas médias/normais.

Em função de que qualquer falha no CONTRA RECUO pode resultar em danos ou ferimentos dispendiosos, cuidados devem ser tomados, considerando todas as cargas possíveis e selecionando os fatores de serviço adequados.

O CONTRA RECUO deve ser dimensionado de acordo com a potência e torque dos motores de acionamento.

A tabela a seguir apresenta os fatores de serviço típicos a serem aplicados ao selecionar o tamanho dos CONTRA RECUOS.

Torque necessário para seleção = torque nominal do motor × Fator de serviço
Torque estático do motor = Torque máximo do motor conhecido sem rotação do eixo

Compartilhamento de carga

O CONTRA RECUO não possui folga, dois CONTRA RECUOS podem compartilhar o torque total calculado 50%/50%, teoricamente.

No entanto, deve-se considerar o “fator de compartilhamento de carga” porque o compartilhamento de carga de CONTRA RECUOS em transportadores com acionamentos múltiplos é um fator-chave

Aplicação de acionamento duplo

Em acionamento duplo com um único eixo, se a capacidade de contra recuo necessária exceder a capacidade relacionada no
catálogo, um arranjo duplo de embreagem com cames CONTRA RECUOS é a solução, conforme apresentado na Figura 4.
Além disso, deve-se considerar o “fator de compartilhamento de carga”.

Nese arranjo, o fator de compartilhamento de carga torna-se 1,7 para duas engrenagens com cames CONTRA RECUO

Para um compartilhamento de carga adequado, a folga do intervalo do braço de torque deve ser reduzida para um intervalo
de 0 (zero), portanto, não deve haver nenhum movimento do braço de torque antes dos cames em ambos os CONTRA RECUOS,
evitando que a pista interna retroceda.

Procedimentos de seleção por torque do contra recuo

INFORMAÇÕES SOBRE A SELEÇÃO

Procedimento de seleção

-Determine o modo de operação

– Consulte o procedimento de seleção correspondente ao modo de operação

Procedimentos de seleção por elevador de canecas (ou caçambas)

Procedimento de seleção

1 = T= (L + D) × Qt × D × 9800  x × SF (N·m)

                 120 × V

2- Selecione a embreagem adequada que atenda ao torque

do contra recuo calculado (T).

Nota:

L = elevação total (m)

D = diâmetro primitivo da roda dentada principal (m)

Qt = carga máxima possível (t/hora)

V = velocidade do transportador (m/min)

SF = fator de serviço

Nota:

Para outros tipos de transportadores, além dos exemplos acima, calcule o torque de contra recuo apropriado.

Sempre permita a carga máxima possível nos seus cálculos, uma vez que o contra recuo sempre ocorre quando o transportador está carregado acima de sua capacidade de carga normal.

CAPACIDADES

DIMENSÕES

Instalação e uso

1- A tolerância de eixo recomendada é de h7 ou h8.

Antes da instalação, verifique se o sentido de rotação da pista interna da Embreagem com cames BS-F (conforme ilustrado pela seta na superfície final da pista interna) está no mesmo sentido de rotação do transportador.

2 – Instale firmemente o braço de torque na Embreagem com cames BS-F usando os pinos e contrapinos do braço de torque fornecidos.

3 – Coloque pressão somente na superfície final da pista interna ao inserir a Embreagem com cames BS-F no eixo.

Não golpeie a pista interna diretamente com um martelo ou coloque pressão na chapa lateral, chapa de labirinto ou parafusos.

4 – Sempre use uma chaveta paralela para a instalação no eixo e, em seguida, prenda a Embreagem com cames BS-F no eixo com a chapa final.

Nunca use uma chaveta cônica, pois danificará a Embreagem com cames.

5 – A ponta final do braço de torque oscilará durante a operação do transportador.

Fonte: Tsubaki

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