Polia com bucha cônica

Uma polia é um dos componentes utilizados na transmissão de potência. Alguns dizem que as transmissões por correia começaram com o tear de seda na China no século XV A.C. Mas definitivamente foi encontrado sistemas de correia e polia durante a era industrial no final do século XIX até evoluirem para as polias com bucha cônica utilizadas nos dias atuais.

As transmissões por polias e correias revolucionaram as indústrias em 1911, quando começaram a ser utilizadas definitivamente. 

Componentes das transmissões por correias: 

Nas transmissões mais comuns são utilizadas correias em V ou correias sincronizadoras. As correias são usadas como uma fonte de movimento, junto com a polia, para transmitir com eficiência a potência. 

As polias que são preparadas para bucha cônica, possibilitam uma montagem simples, fácil e rápida, pois utiliza-se apenas as chaves adequadas ao tamanho da bucha e o torquímetro.

As polias estão disponíveis em vários canais e diâmetros de passo para permitir diversas variações de velocidade, além de outro ponto importante: As polias devem seguir as normas de transmissão de potência. 

Desde o cálculo da transmissão por polias, otimização para perfil de Alta Capacidade até o fornecimento dos itens que compõem o conjunto, sendo polias de alta capacidade, buchas cônicas com furo de eixo acabado e rasgo para chaveta e correias. 

Vantagens do Uso das Buchas Cônicas em elementos de Transmissão 

Que tempo é dinheiro…. Ah! isso não é novidade para ninguém!

É por isso e por mais alguns bons motivos que as buchas cônicas são cada vez mais utilizadas no Brasil…. Sim, porque no restante do mundo isso já é regra!

Um resumo para entender melhor: 

Bucha cônica é um elemento de fixação que une o eixo com o a parte móvel do sistema (polia, engrenagem, sprocket, tambor, acoplamentos, etc) 

Veja alguns exemplos: 

polia com bucha cônica
Buchas Cônicas

Exemplos de aplicações de buchas cônicas 

Os modelos de buchas cônicas existentes são variados e servem para muitas aplicações diferentes. Hoje vamos falar das buchas QD e Taper: 

polia com bucha cônica
Bucha cônica

Buchas Conicas QD e Taper 

Buchas Cônicas QD, o nome vem do termo em inglês Quick Detachable, ou seja, desmontagem rápida. Essas buchas tem um flange, onde são fixados os parafusos de montagem e desmontagem. 

Buchas Taper, são as buchas cônicas sem flange, onde metade da rosca está na bucha que encaixa com o lado liso no cônico da parte a ser fixada. 

O uso de fixação por buchas cônicas tem muitas VANTAGENS, veja algumas: 

– Montagem simples, fácil e rápida, utiliza-se apenas as chaves adequadas ao tamanho da bucha e o torquímetro; 

– Menor tempo de parada, já que a desmontagem é feita apenas com chaves, dispensando o uso de saca polias; 

– Perfeito acoplamento entre bucha e polia; 

-O aperto dos parafusos das buchas para a montagem pode ser realizado por ambos os lados, bem como a desmontagem da bucha pelos parafusos; 

-São intercambiáveis com sistemas de outros fabricantes (quando fabricadas de forma correta e de acordo com as normas que as regem); 

– Fornecidas com furos de precisão já prontos de acordo com os padrões de ponta de eixos de motores, e diâmetros de eixos, chavetas e tolerâncias padronizadas; 

– A forma construtiva da bucha permite um fácil ajuste eliminando possíveis folgas no eixo. 

– A elevada pressão de contato evita a formação de oxidação entre o eixo e a bucha, evitando danificar o eixo na hora do saque. 

– Grande disponibilidade de tamanhos de buchas para diversas dimensões de eixos e capacidades de torque; 

– Redução/Otimização do estoque de peças em estoque, já que cada bucha serve para vários tamanhos de peças e pode abrir um certo range de furos. 

Faça uso dessas tecnologias e utilize seu precioso tempo em melhorias para seu processo! 

É isso que gostamos de apresentar para nossos clientes: SOLUÇÃO! 

Mas… Como eu identifico o perfil/canal da minha polia?

O perfil ou canal das polias é um assunto que gera muitas dúvidas.

Para que a transmissão funcione corretamente é necessário que o perfil do canal da polia se encaixe perfeitamente na correia.

polia com bucha

Na tabela abaixo, você encontra as medidas dos canais das polias, CONFORME NORMA.

As principais medidas a serem identificadas são:
W = Abertura do canal
D = Profundidade do Canal
S= Distância entre Centros dos Canais

As medidas da tabela estão em polegadas, basta multiplicar por 25,4 para converter em milímetros.

E a inspeção dos canais da sua polia. Você já sabe fazer? 

AS POLIAS DEVEM SER INSPECIONADAS POR DESGASTE TODA VEZ QUE HÁ A TROCA DE UMA CORREIA! 

Indicações de desgaste numa polia com bucha cônica: 

• Correias correm por encima. 

• Correias se desgastam mais rápido do normal. 

• Correias “tocam o fundo”. 

• Correias são lubricadas para diminuir o ruído da transmissão (não hásuficiente tensão ou os canais estão desgastados). 

• Correias se vêem “desiguais”. Se houver desgaste presente, substitua por Polias Martin.A Martin oferece: 

• Disponibilidade imediata para buchas QD e Taper. 

• A melhor capacidade de fabricação especial em fundição, dúctil e aço. 

• Pessoal experiente para verificar as suas necessidades. 

• Medidor de Canal de cortesia para as inspeções do cliente 

medição de canal polia
medição de canal

Diâmetro mínimo recomendado para a polia de acordo com seu motor elétrico. 
 
Em alguns casos quando cliente solicita cotação de polia com bucha cônica, verificamos que o diâmetro do eixo é maior do que a bucha cônica pode suportar e na maioria desses casos é porque a polia está subdimensionada. 
E por isso as polias da Martin seguem as normas da NEMA (Nacional Electric Manufactures Association) que indicam os diâmetros mínimos recomendados que a polia motora precisa ter. 

Perfil de Alta capacidade.

As polias com bucha cônica com perfil de Alta capacidade 3V, 5V e 8V têm muitas vantagens em relação as de perfil convencional. Começando pela potência que elas entregam através dos canais, sendo assim as vezes uma polia de alta capacidade pode ter menos canais do que uma convencional, o que traz vantagens em relação aos custos e tambem espaço para trabalho, possibilitando ter polias menores e mais leves. 
A espessura das polias com bucha cônica de alta capacidade é mais fina, já que os perfis são mais finos e enquanto as polias de perfil convencional A, B, C, D e E, possuem um diâmetro mínimo de passo maior as polias de perfil alta capacidade possuem diâmetros mínimos de passo menores o que possibilita a correia ser mais flexível, fazendo um melhor abraçamento da polia. 

Balanceamento das polias com bucha cônica

RPM MÁXIMO? BALANCEAMENTO? 

As polias em V preparadas para bucha cônica têm uma velocidade máxima de trabalho e se esse limite for excedido é recomendável que a polia seja balanceada dinamicamente. E essa recomendação depende do diametro externo e quantidade de canais. As polias Martin ja vem de fabrica estaticamente balanceadas e identificadas com o RPM máximo da peça. 

Equipamento em dia, transmissão otimizada que gera economia e reduz a mão de obra na manutenção, tempos de trocas e paradas desnecessárias. 

Este é um exemplo do que a Solutec pode fazer por você e sua empresa. 

Escolha a melhor forma de contato:

Nossa equipe está pronta para prestar um atendimento de excelência!

Email:  [email protected]

Telefones:

Americana – SP   Fone: (19) 3604-6299

Criciúma – SC      Fone: (48) 3411-5287

Uberlândia – MG Fone: (34) 3255-5721

WhatsApp:   (19) 99783 8567 

Nossos Endereços:

Av. Abdo Najar, 1065 – Vila Galo, Americana – SP, 13466-390

Rua Álvaro Catão, 455 – Edif. Vitorio Olivo – Operária Nova, Criciúma – SC – 88.809-050

Av. Ortízio Borges, 2360 – Sala 01 – Santa Mônica, Uberlândia – MG, 38408-263

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Solutec
Solutec
A SoluTec Industrial nasceu no intuito de oferecer à Industria uma opção diferente de fornecimento de produtos de Transmissão de Potência, Equipamentos para Transporte de Materiais a Granel, Ferramentas de mão de uso industrial, Motores, Motoredutores e Vedações Rotativas.
Enviar mensagem
Precisando de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?