Segurança do trabalho: Vazamentos

Era um defeito que se transformou em falha… Cuidado para não deixar o vazamento virar um acidente!

Primeiro vamos lembrar qual a diferença entre defeito e falha?


Defeito – máquina “avisando” que algo está errado e é preciso atenção.
Exemplo: Vazamento de açúcar na linha de produção.

Falha – máquina “informando” que o que estava errado resultou em parada da produção.
Exemplo: Incêndio ocasionado pelo vazamento de açúcar na linha.


Independentemente da sua área de atuação a segurança de pessoas primeiramente, e patrimonial deve ser uma premissa para toda e qualquer empresa. Afinal, o investimento em segurança é menor que o gasto com reparos e ainda não causa dor de cabeça, fica a dica!


Desde a fabricação de alimentos e bebidas, e aí consideramos frigorífico, panificação, laticínio, doce, chocolate, tempero e ingredientes entre outros, até cimenteiras, passando pelas indústrias químicas, farmacêuticas,
cosméticas, pets e as demais existentes, encontramos um ponto em comum quando o assunto é manutenção industrial: O famoso e nada querido vazamento, podendo este ser dos mais diversos como lubrificantes, pós
químicos, produtos alimentícios como caldas, açucares e etc.


Os vazamentos são sinônimos de que algo de errado não está certo, mas brincadeiras à parte, essa situação é sim indicativo de que é preciso uma intervenção eficiente e eficaz para elimina-lo. Mas, a grande dúvida que assola as equipes de manutenção e deixa o departamento de produção de cabelos em pé é:

É possível uma solução realmente confiável para este caso? E a resposta é ótima: SIM!

Mas, e as variáveis que interferem diretamente quando o assunto são os vazamentos? Como exemplo as vibrações próprias do funcionamento da máquina e desgaste por atrito ou tempo de vida útil? E a questão do tempo de manutenção aplicado, tempo de máquina parada, reincidência do ocorrido e os gastos?


Vamos lá! Existem vedações projetadas com foco na segurança do operador, do equipamento/máquina e do bolso da empresa também. Gostou né?


Essas vedações possuem auto ajuste ao eixo onde são aplicadas, já eliminamos aí a questão dos vazamentos por vibração, o desgaste precoce por atrito e consequentemente reduzimos gastos. Pode acreditar, elas podem ser usadas desde a indústria pet até as cimenteiras, pois possuem modelos diferentes e aplicáveis com as mais diversas situações. Inclusive existe modelo aprovada para indústria de alimentos.


A vedação Cinchseal entrega robustez desde o design que facilita o manuseio até com relação aos materiais que são confeccionadas, afinal o objetivo é levar facilidade e durabilidade para as linhas de produção.


Agora, confessa, você nem imaginava que a solução estava tão próxima e fácil assim né? Parece até que estamos falando de um sonho, de um futuro distante que só vemos em filmes ou televisão.

Aproveita e compartilha essa maravilha com todo mundo, é sempre bom ser portador de coisas boas.

A Solutec pode te ajudar a previnir desastres e melhorar a segurança na sua fábrica. Estamos a disposição!


Escolha a melhor forma de contato:

Nossa equipe está pronta para prestar um atendimento de excelência!

Email:  [email protected]

Telefones:

Americana – SP   Fone: (19) 3604-6299

Criciúma – SC      Fone: (48) 3411-5287

Uberlândia – MG Fone: (34) 3255-5721

WhatsApp:   (19) 99783 8567 

Nossos Endereços:

Av. Abdo Najar, 1065 – Vila Galo, Americana – SP, 13466-390

Rua Álvaro Catão, 455 – Edif. Vitorio Olivo – Operária Nova, Criciúma – SC – 88.809-050

Av. Ortízio Borges, 2360 – Sala 01 – Santa Mônica, Uberlândia – MG, 38408-263

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Solutec
Solutec
A SoluTec Industrial nasceu no intuito de oferecer à Industria uma opção diferente de fornecimento de produtos de Transmissão de Potência, Equipamentos para Transporte de Materiais a Granel, Ferramentas de mão de uso industrial, Motores, Motoredutores e Vedações Rotativas.
Enviar mensagem
Precisando de ajuda?
Olá, podemos te ajudar?